Que tal ver um bom filme com o rio Potengi ao fundo? É a proposta da 6ª edição do Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol, evento que vai abrir o ano cinematográfico do estado de 16 a 18 (quinta a sábado) com programação gratuita, audiovisual potiguar em destaque, e realização no histórico espaço do Complexo Cultural Rampa, em Santos Reis. Além de duas mostras competitivas, o evento também contará com workshops, mesas temáticas, espaço de convivência, e som com DJs.
A Mostra Cine Verão Poti exibirá 12 filmes realizados em território potiguar, as produções foram selecionadas por Fernando Suassuna, Geslline Giovana Braga e Heloísa Sousa. Já a Mostra Cine Verão Brasil apresenta um panorama da produção cinematográfica nacional e contou com curadoria de Quemuel Costa, Rosy Nascimento e Sihan Felix. “Um trabalho cuidadoso para apresentar um Brasil amplo e plural, respeitando contextos culturais diversos”, disse Carito Cavalcanti.
A Mostra Brasil terá os seguintes filmes: “A chuva do caju” (DF); “Antonio e Manuel” (RJ); “Caluim” (BA); “Era uma vez diversiones” (PE); “Ladário” (PB); “No batente” (SP); “Nosso modo de lutar” (DF); “Onde a maré leva” (BA); “Pé de chinelo” (PE), e “Te desperto” (SC). Há documentários e ficção.
A mostra potiguar terá os títulos “Alumbrado” (Caicó/Cruzeta); “Banheiro dos campeões” (Natal); “Canto de Acauã” (Natal); “Clave de Sol” (Natal); “Diálogos indígenas do nosso tempo” (Natal); “Diga ao povo que avance” (Apodi e Mossoró); “Divagar”(Natal/Parnamirim/Mossoró); “Eu estou aqui” (Natal); “Lagrimar” (Natal); “Mil manifestações do qualquer” (Natal); “Pupá” (Acari), e “Verão sem fim” (Natal/Tibau do Sul/Salvador).
A curadoria do festival lidou com um número recorde de filmes inscritos. Foram mais de 600 submissões que foram analisadas sob o ponto de vista narrativo, estético e técnico. “O Cine Verão não é um festival de cinema temático, mas está atento e sensível às pautas importantes da contemporaneidade. Sendo assim, o processo de curadoria reflete esse espírito livre e democrático”, explicou Carito.
O festival ainda contará com as oficinas “O projeto para o edital: uma questão estratégica” e “Produção executiva e gestão financeira para projetos audiovisuais”; as mesas “Processos burocráticos do fazer e profissionalização do setor” e “Cinemas de Rua: Passado, Presente e Futuro”. Vários pontos de vista e temas para ajudar na profissionalização da cadeia cultural.
Na quinta-feira (16), a DJ Aurora receberá o público do Cine Verão às 17h; já na sexta-feira (17), o DJ Sogos abrirá a pista do Complexo Cultural Rampa às 16h; E no sábado (18), o festival vai começar mais cedo, com o Fórum dos Festivais de Cinema de Natal, às 14h, seguido pelo set do DJ Astrovagant.
FONTE: Portal Tribuna do Norte
0 comments:
Postar um comentário