A Caixa Econômica Federal começa, na próxima segunda-feira (17), a liberação do Abono Salarial calendário 2025, referente ao ano-base 2023. O pagamento será feito de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos beneficiários.
Neste mês, aproximadamente 1,8 milhão de trabalhadores nascidos em janeiro receberão um total de R$ 2,1 bilhões. Ao longo do calendário, estima-se que cerca de 22 milhões de pessoas terão acesso ao benefício.
Como sacar
Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa terão o crédito depositado automaticamente. Para os demais, os valores serão disponibilizados na Poupança Social Digital, aberta sem custos adicionais pelo banco.
A movimentação da conta pode ser feita pelo aplicativo CAIXA Tem, que permite pagar contas, realizar transferências, efetuar pagamentos em maquininhas e utilizar o cartão de débito virtual.
Caso a conta digital não seja aberta, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou diretamente em agências da Caixa, mediante apresentação de um documento oficial de identificação.
O que é o Abono Salarial
Criado pela Lei nº 7.998/90, o Abono Salarial pode chegar ao valor de um salário-mínimo, dependendo da quantidade de meses trabalhados no ano-base. O pagamento é definido anualmente pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) e realizado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
A Caixa atua apenas como agente pagador do benefício, enquanto a habilitação dos trabalhadores que têm direito ao abono é feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Quem tem direito ao Abono Salarial
O benefício é destinado ao trabalhador que:
Está inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
Trabalhou com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2023;
Recebeu, em média, até dois salários-mínimos mensais;
Teve seus dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Os trabalhadores de empresas privadas recebem o pagamento pela Caixa, enquanto os servidores públicos, inscritos no PASEP, recebem pelo Banco do Brasil.
FONTE: O Poti News
0 comments:
Postar um comentário