quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

PARA CRIANÇADA: Atividades lúdicas e culturais serão realizadas no próximo final de semana (8 e 9), no Centro Cultural Rampa

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, a partir das 17h30, o Complexo Cultural da Rampa, em Natal, recebe um evento gratuito que reúne cinema, teatro e atividades educativas para toda a família. A programação inclui a exibição do filme O Presente de Cecília, a peça teatral Sinapse Darwin, brincadeiras interativas e distribuição de pipoca. A iniciativa é da Bobox Produções, Ministério da Cultura e governo federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Marquise Ambiental.

O filme O Presente de Cecília é uma produção da House Cultura e parte de um projeto da Marquise Ambiental vinculado ao programa Ecocidadão. A iniciativa incentiva práticas sustentáveis e o descarte correto de resíduos sólidos, tendo impactado milhares de estudantes em escolas públicas. O projeto, que começou como um esquete teatral, percorreu 18 cidades e atingiu mais de 40 mil crianças antes de ser adaptado para o cinema e o meio digital.

O elenco do filme é composto por atores do Rio Grande do Norte e conta com a participação especial da cantora Juliana Linhares. Além da exibição, o evento apresenta um game interativo gratuito, disponível para Android, iOS e web. O jogo introduz os participantes ao universo de Cecília e reforça a conscientização ambiental por meio de uma experiência lúdica acessível, com legendas, audiodescrição e intérprete de Libras.

Outro destaque do evento é a peça teatral Sinapse Darwin, que explora a ciência e a evolução de forma envolvente e criativa. O espetáculo, produzido pelo coletivo Casa de Zoé, utiliza a memória e a imaginação para ilustrar momentos marcantes da jornada científica, trazendo referências à obra A Origem das Espécies, de Charles Darwin.

A montagem conta com dramaturgia e direção geral de César Ferrario, direção de arte de João Marcelino e trilha sonora executada ao vivo por Caio Padilha. Os figurinos e adereços são compostos por materiais reciclados e reaproveitados, reforçando a mensagem ambiental do evento e incentivando a reflexão sobre sustentabilidade.

Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Marquise Ambiental, ressalta a importância da iniciativa: “Acreditamos na potência da arte como agente transformador e estamos muito satisfeitos com o projeto. Nossa missão é levar a mensagem de cuidado com o meio ambiente para o maior número de pessoas possível”.

Paulo Studart, diretor operacional da Marquise Ambiental, complementa: “Eventos como este são fundamentais para conscientizar jovens e adultos sobre o papel de cada cidadão no descarte adequado dos resíduos, na busca por uma cidade cada vez mais limpa, acarretando a preservação do meio ambiente”.

FONTE: O Poti News 

0 comments:

Postar um comentário