quarta-feira, 19 de março de 2025

HOMENAGEM: Igreja Católica comemora neste 19 de março, o dia de São José, Pai adotivo de Jesus

Um dos santos mais populares do Brasil por ser conhecido como pai de Jesus e padroeiro de estados e cidades importantes do País, como Ceará, Amapá, Palmas ( capital do Tocantins) e São José dos Campos, São José é celebrado nesta quarta-feira, 19 de março.

De acordo com a Igreja Católica, José foi o homem escolhido por Deus para representar o pai de Jesus Cristo. Vale ressaltar, porém, que ele não é o pai biológico de Jesus.

“Não é biológico, mas é pai de Jesus, que foi concebido pela força da fé e do Espírito Santos, por meio de Maria. Ele foi escolhido por Deus para ser um pai terreno e atendeu a missão com fé, amor, confiança e esforço. José representou a figura paterna e foi uma referência para Jesus, como a bíblia faz questão de reforçar”, explica o padre Edinei Evaldo Batista, da Diocese de São José dos Campos.

Além disso, outro fator que marcou a vida de José foi o trabalho. Não à toa, ele também é conhecido como padroeiro dos trabalhadores e São José Operário, cuja data é celebrada no dia 1° de maio (Dia do Trabalho).

“Jesus também é conhecido como filho de carpinteiro por conta do trabalho de José com carpintaria. José faz trabalhos manuais, com madeira, construindo até casas. Era um homem simples, pobre, mas que ajudou muitas pessoas assim.”

Na religião católica, São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, por ter destinado sua vida ao trabalho como carpinteiro e ao cuidado familiar.

“A bíblia fala pouco sobre José, mas o pouco que fala ensina muito. Não dá os detalhes de como ele morreu, por exemplo, mas o narra como um homem de fé, humilde, obediente e disposto a Deus. São características que devem nos inspirar”, conclui o padre.

A história de José é pouco documentada nos Evangelhos, mas a sua história na Bíblia oferece uma visão da sua personalidade e devoção. Obediente a Deus, ele aceita a responsabilidade de cuidar de Maria e Jesus. De acordo com a narrativa bíblica, quando Herodes ordena a matança dos meninos em Belém, José fugiu para o Egito com a sua família, conforme a orientação divina. Saiba mais sobre as tradições ligadas ao santo católico abaixo:

Tradições
No Brasil, as celebrações do Dia de São José começam nas igrejas, onde são realizadas missas especiais em sua honra. Muitas comunidades organizam procissões pelas ruas, carregando imagens de São José e entoando cânticos religiosos. Em algumas regiões, como o Nordeste, é comum preparar altares decorados com flores e velas em casas e espaços públicos, onde os fiéis se reúnem para rezar e prestar homenagens ao santo.

Uma tradição marcante deste dia é a benção das colheitas e plantações, uma prática que remonta aos tempos coloniais, quando os agricultores invocavam a proteção de São José para garantir uma boa safra. Nas comunidades rurais, é costume realizar rituais para pedir as bênçãos reconhecendo como o padroeiro dos agricultores e operários.

Em cidades como Juazeiro do Norte, milhares de fiéis se reúnem para participar de eventos religiosos em homenagem a São José, destacando a importância desta figura para a cultura local.

Outra prática comum é o cumprimento de promessas feitas a São José. Muitos fiéis acreditam que o santo é um intercessor poderoso e fazem promessas em troca de graças recebidas. Quando suas preces são atendidas, cumprem suas promessas com atos de caridade, como distribuir alimentos aos pobres ou participar de obras de caridade em sua comunidade.

FONTE: Portal G1/Globo











0 comments:

Postar um comentário