A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio de seu campus em Natal, vai realizar no dia 18 de maio, a partir das 7h, a primeira edição da Caminhada Espaços Sagrados Alecrim. A atividade expande o Projeto de Extensão Religiosa da Cidade do Natal, responsável pela tradicional Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico, que ocorre anualmente no bairro da Cidade Alta, em 15 de novembro.
A proposta da caminhada é valorizar o patrimônio religioso e cultural do bairro do Alecrim, reconhecido por sua diversidade de manifestações de fé. O novo percurso foi desenvolvido pela professora Irene van den Berg, que contou com a colaboração de líderes religiosos e da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim. O objetivo é evidenciar a importância do Alecrim como espaço de convivência religiosa, memória coletiva e identidade cultural da capital potiguar.
Durante a caminhada, os participantes visitarão locais representativos da vida religiosa do bairro. O roteiro inclui paradas nos seguintes pontos:
Igreja de São Pedro;
Escolas confessionais: Neves, Adventista, Batista e Sagrada Família;
Assembleia de Deus;
Primeira Igreja Batista de Natal;
Missão Evangélica Pentecostal do Brasil;
Mesquita Omar;
Terreiros de religiões de matriz africana;
Centros espíritas.
Além das visitas, a caminhada também destacará festas religiosas, procissões e o chamado circuito evangélico, parte da dinâmica contemporânea do bairro.
Um dos momentos marcantes da atividade será a aula aberta no cemitério do Alecrim, o mais antigo de Natal. No local, os participantes conhecerão representações de diferentes expressões religiosas por meio da arte tumular, além de túmulos de personalidades históricas da cidade e do estado.
A iniciativa também busca integrar elementos do comércio local e do cotidiano urbano ao percurso, promovendo uma leitura mais ampla das relações entre fé, cultura e vida na cidade. “Essa é apenas a primeira de muitas iniciativas que estamos pensando para o reconhecimento da história, da cultura e do patrimônio cultural e material do Alecrim”, disse a professora Irene van den Berg.
Aberta ao público, a Caminhada Espaços Sagrados – Alecrim tem como foco estimular o sentimento de pertencimento e ampliar o olhar sobre a cidade, valorizando espaços além dos roteiros turísticos tradicionais. Mais informações sobre a programação devem ser divulgadas em breve.
FONTE: O Poti News
0 comments:
Postar um comentário