O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), em Natal, promove nos dias 24 e 28 de maio um mutirão de cirurgias urológicas, com foco em vasectomia e postectomia. A ação faz parte do programa “Ebserh em Ação”, iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Saúde, com o objetivo de acelerar o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Serão atendidos 11 pacientes já regulados: oito passarão por vasectomia e três por postectomia. As cirurgias serão realizadas por uma equipe composta por aproximadamente 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
O médico urologista Christophe Bezerra Anselmo, do Huol-UFRN/Ebserh, esclarece que a vasectomia é considerada um método definitivo de contracepção masculina. “O principal objetivo é evitar a fecundação de forma segura e eficaz. Os benefícios incluem alta taxa de sucesso, procedimento simples e recuperação rápida”, afirma.
A postectomia, também conhecida como circuncisão, consiste na remoção do excesso de pele que cobre a glande do pênis. Segundo o urologista, “os benefícios incluem melhora na higiene íntima, prevenção de infecções urinárias e doenças como fimose, além de redução no risco de infecções sexualmente transmissíveis e câncer de pênis”.
Além das cirurgias de alta complexidade que já realiza regularmente, o Huol está investindo em procedimentos de menor porte como forma de ampliar o acesso da população a atendimentos represados na rede pública. “Entendemos que podemos contribuir também com cirurgias de menor porte, mas com alta demanda de usuários”, conclui o especialista.
FONTE: O Poti News
0 comments:
Postar um comentário