segunda-feira, 12 de maio de 2025

VULNERABILIDADE SOCIAL: Abertas as inscrições para cursos de qualificação profissional presencial e online

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), está com inscrições abertas para novos cursos gratuitos de qualificação profissional, voltados ao público em situação de vulnerabilidade social. A ação, que integra o conjunto de políticas públicas da gestão municipal para geração de emprego e renda, disponibiliza 105 vagas para capacitações presenciais e online.

As inscrições podem ser realizadas nos dias 12 e 13 de maio, presencialmente nos Centros Municipais de Trabalho e Emprego da Zona Norte (Rua Bariri, S/N, Lagoa Azul) e do Alecrim (Rua Presidente Bandeira, 765), ou ainda de forma virtual, por meio do aplicativo Natal Digital, disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS.

As formações abrangem áreas com alta demanda no mercado de trabalho, como maquiagem, extensão de cílios, gestão de negócios, escovas e penteados, além de operador de caixa. As aulas acontecem em espaços com infraestrutura adequada para o ensino prático e teórico, e são ministradas por profissionais qualificados.

Requisitos e inscrições
Podem se inscrever jovens e adultos a partir de 18 anos, ou, conforme a exigência do curso, a partir dos 15 ou 16 anos. É preciso ter, no mínimo, o ensino fundamental I ou II incompleto e atender aos pré-requisitos de cada formação.

Para efetuar a matrícula, os interessados devem apresentar cópias do RG e os originais do CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, além de comprovantes de residência, escolaridade e, se necessário, de conhecimentos técnicos prévios.

A secretária da Semtas, Nina Souza, ressalta o impacto positivo da ação na vida dos participantes: “É fundamental ampliarmos as oportunidades para quem busca ingressar ou se reposicionar no mercado de trabalho. Já testemunhamos inúmeros casos de sucesso de pessoas que conseguiram empregos ou abriram seus próprios negócios após passarem por nossas capacitações”, afirma.

FONTE: O Poti News 

0 comments:

Postar um comentário