São João Batista,, é uma figura importante no cristianismo, conhecido como o precursor de Jesus Cristo. Ele nasceu seis meses antes de Jesus e foi responsável por anunciar a chegada do Messias, preparando o caminho para sua missão.
João Batista é celebrado como santo e mártir, e sua festa, o Nascimento de São João Batista, é comemorada com festas juninas em muitas culturas.
Quem foi São João Batista?
Primo de Jesus Cristo.
Um profeta que pregou a necessidade de arrependimento e batismo para a conversão.
Batizou Jesus no rio Jordão.
Morreu como mártir, decapitado por ordem de Herodes.
A celebração de São João Batista:
A festa do nascimento de São João Batista é celebrada em 24 de junho, um dia após o solstício de verão no hemisfério norte.
É uma das festas juninas, comemorada com fogueiras, comidas típicas e outras tradições.
A festa também é uma solenidade litúrgica na Igreja Católica, com missas e celebrações religiosas.
Curiosidades:
São João Batista é considerado o padroeiro de várias cidades, incluindo Assú, no RN e também é venerado como protetor dos casados e dos doentes.
Ele é conhecido como o santo do batismo e da abertura de caminhos.
A visita de Maria a Isabel, grávida de João Batista, é um momento importante na história de São João, e uma passagem dessa visita é incorporada na oração da Ave Maria.
FESTEJOS JUNINOS
No Brasil, os festejos católicos trazidos pelos europeus se juntaram à cultura da celebração da colheita da plantação e do final do tempo das chuvas, que se encerra justamente com a chegada do inverno, que acontece dias antes do dia de São João. Em diversos estados e cidades, sobretudo do Nordeste, a data é considerada feriado.
As cidades de Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, se destacaram ao longo dos anos na busca pelo título de maior festa de São João do Brasil.
A celebração a São João se une às festas em homenagem a Santo Antônio e São Pedro, em 13 e 29 de junho, respectivamente, para formar a tríade dos santos juninos, que ajudou a potencializar a cultura das festas juninas no Brasil. Hoje, os festejos duram o mês de junho inteiro e, não raro, podem se estender até o mês de julho nas chamadas "festas julinas".
FONTE: Portalcnn com br
0 comments:
Postar um comentário