sexta-feira, 4 de julho de 2025

PROCEDIMENTOS: Governo realiza mutirão nacional de atendimentos em hospitais universitários neste sábado (5)

Neste sábado (5), os 45 Hospitais Universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizam um mutirão nacional de atendimentos. A ação, chamada “Dia E”, integra o projeto Ebserh em Ação 2025 e tem como meta ampliar os serviços prestados à população e diminuir o tempo de espera por cirurgias e exames na rede pública de saúde.

A expectativa do governo federal é realizar mais de 7,8 mil atendimentos em todo o país, incluindo:

Mil cirurgias eletivas;
1,2 mil consultas médicas;
5,6 mil exames em diversas especialidades, como Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da Mulher.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia adiantado a realização da ação durante entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Globo, no dia 2 de julho. “Todos os hospitais universitários vão se dedicar para fazer cirurgias no povo brasileiro”, afirmou o presidente.

Durante coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou o papel dos Hospitais Universitários, que somam 87 mil profissionais de saúde, mais de 55 mil alunos da graduação e mais de 10 mil médicos residentes. “Vamos utilizar essa rede de Hospitais Universitários públicos, que é a maior do hemisfério sul global, para reduzir tempo de espera e garantir um atendimento mais rápido para a população”, declarou.

Além de beneficiar diretamente os pacientes, o mutirão também proporciona aprendizado prático aos estudantes de medicina, que atuam sob supervisão dos professores e profissionais da Rede Ebserh. “Com essa iniciativa, conseguimos aumentar o número de atendimentos em 17%, de março para cá. E temos uma meta ousada, que é a de ampliar para 40% até o final do ano”, completou Santana.

Como participar
Para ser atendido nos mutirões, é necessário já estar em acompanhamento nos Hospitais Universitários e atender aos critérios de prioridade, ou ainda ser encaminhado pelas centrais de regulação dos municípios ou dos estados.

Em 2025, já foram realizados 166 mutirões pela Rede Ebserh em todo o Brasil.

FONTE: O Poti News 

0 comments:

Postar um comentário