sábado, 13 de setembro de 2025

DIAGNÓSTICO PRECOCE: Liga Contra o Câncer promove ação do Setembro Dourado neste domingo (14)


Com o objetivo de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, a Liga Contra o Câncer promove, neste domingo (14), a partir das 13h, um evento gratuito na Cidade da Criança, em Natal. A ação integra a campanha Setembro Dourado, dedicada à conscientização sobre o câncer em crianças e adolescentes.

O evento contará com orientações de especialistas, além de uma série de atividades lúdicas e culturais para envolver toda a família. Estão previstas apresentações artísticas, oficinas de música e bolhas de sabão, brinquedos infláveis, recreação, distribuição de brindes, pipoca, pizza, balas e pirulitos. A proposta é unir informação e diversão, criando um ambiente acolhedor e educativo.

“O Setembro Dourado é um alerta que deve permanecer durante todo o ano: o câncer ainda é uma das principais causas de morte entre nossas crianças. O diagnóstico precoce é fundamental para garantir um tratamento adequado e maiores chances de cura”, destaca Cassandra Valle, médica oncologista e coordenadora do setor de Oncopediatria da Liga.

A especialista ressalta que o diagnóstico precoce depende da atenção conjunta entre famílias, profissionais de saúde e educadores, que podem identificar os primeiros sinais da doença.

Segundo Cassandra, os tipos mais comuns de câncer em crianças são a Leucemia Linfoide Aguda (LLA), seguida pelos tumores do sistema nervoso central e linfomas. No Nordeste, os casos de tumores ósseos e sarcomas também têm incidência significativa.

Entre os sinais de alerta que os pais e responsáveis devem observar estão:

Dor de cabeça repentina (com ou sem vômitos e sem febre);
Manchas roxas no corpo sem histórico de queda ou pancadas;
Palidez intensa;
Fraqueza constante;
Convulsões sem motivo claro;
Alterações no equilíbrio e na marcha;
Dores que atrapalham movimentos;
Manchas brancas nos olhos.
A Liga reforça que, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura, motivo pelo qual ações de conscientização são tão importantes.

FONTE: O Poti News 

0 comments:

Postar um comentário