segunda-feira, 6 de outubro de 2025

IMUNIZAÇÃO: Campanha de multivacinação é iniciada no RN com foco em crianças e adolescentes


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou nesta segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Multivacinação no Rio Grande do Norte, em articulação com os municípios potiguares. A iniciativa segue até o último dia do mês de outubro (31), com o objetivo de atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes com menos de 15 anos.

Coordenada pelo Ministério da Saúde, a ação mobiliza as unidades básicas de saúde de todo o estado. O Dia D de mobilização nacional será realizado no sábado (18), com esforços concentrados para ampliar a cobertura vacinal entre os públicos prioritários.

Entre as primeiras ações da campanha está uma parceria entre a Sesap, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal. A vacinação será realizada nesta quarta (8) e quinta (9), durante a Mostra de Profissões da UFRN, no Centro de Convivência da universidade, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.

Todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes estarão disponíveis, com destaque para as doses contra sarampo, poliomielite, meningite, hepatites, HPV, entre outras.

Em nota técnica enviada às prefeituras, a Sesap orientou que cada município elabore estratégias próprias de vacinação com base no perfil da população e nas áreas de maior vulnerabilidade, adotando a metodologia de microplanejamento. A recomendação é priorizar locais com baixa cobertura e realizar ações itinerantes em espaços estratégicos.

Apesar de o foco principal estar nas faixas etárias entre 0 e 14 anos, a campanha também vai contemplar adultos em determinadas situações, como a aplicação da vacina contra o sarampo para pessoas de 12 meses a 59 anos, diante do risco de reintrodução da doença no Brasil.

A campanha também inclui a atualização da vacinação contra o HPV para adolescentes entre 15 e 19 anos. A vacina é essencial para prevenir cânceres relacionados ao vírus, como de colo do útero, garganta, ânus e pênis. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal contra o HPV no Brasil aumentou nos últimos anos, passando de 78,42% para 82,83% entre as meninas, e de 45,46% para 67,26% entre os meninos, entre 2022 e 2024.

FONTE: O Poti News 

0 comments:

Postar um comentário