A Liga Contra Norte Riograndense Contra o Câncer inaugurou, nesta segunda-feira (13), a primeira unidade de oncologia pediátrica especializada no tratamento do câncer infantojuvenil do Rio Grande do Norte. Localizada no bairro do Alecrim, em Natal, a nova estrutura marca a expansão dos serviços voltados à pediatria e tem como objetivo ampliar o diagnóstico precoce da doença, uma das principais causas de morte entre crianças e adolescentes no Brasil.
Durante a solenidade, o prefeito de Natal, Paulinho Freire, elogiou o trabalho da instituição e ressaltou o impacto da nova unidade. “Vocês cumprem uma missão dada por Deus. Tenho certeza de que reacendem a esperança em quem já não a tinha mais. Essa obra vai salvar vidas e ajudar no diagnóstico precoce das nossas crianças e adolescentes, sendo um retrato da luta abnegada da Liga Contra o Câncer”, afirmou.
O novo prédio conta com consultórios, salão de quimioterapia, 10 leitos de cuidados intensivos, 20 leitos de internação, sala de cinema e brinquedotecas em todos os andares. Somente em 2024, a Liga realizou 17 mil atendimentos de crianças e adolescentes. Atualmente, 75 pacientes estão em tratamento e 60 novos casos de câncer infantojuvenil foram registrados em 2025.
O superintendente adjunto da Liga, Ivo Barreto, destacou que a nova unidade representa um marco para a instituição. “Queremos implantar um banco de tumores para intercâmbio mundial de tumores raros. Temos a previsão de que, nos próximos 20 anos, esta casa atinja sua plenitude. No futuro, queremos 40 leitos de internação; inicialmente, usaremos 15. Somos uma unidade para o futuro e não apenas para o momento”, declarou.
A construção foi viabilizada por meio de doações do Ministério Público do Trabalho (MPT-RN), além de emendas parlamentares do senador Styvenson Valentim, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e da Casa Durval Paiva.
A unidade também abrigará o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI), com auditório e setor de pesquisa clínica, e um espaço destinado ao Transplante de Medula Óssea, com 17 leitos exclusivos.
Com essa inauguração, a Liga Contra o Câncer passa a contar com seis unidades assistenciais, além de uma casa de apoio. “Toda a estrutura da Unidade de Oncologia Pediátrica está associada a uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e uma estrutura moderna”, destacou a oncopediatra Cassandra Valle.
FONTE: O Poti News
.jpg)
0 comments:
Postar um comentário