quarta-feira, 26 de novembro de 2025

UTILIDADE PÚBLICA: Campanha do Hemonorte chama população a doar sangue e ajudar a recompor estoque em nível crítico no RN


O Hemonorte realiza, até a sexta-feira (28), uma mobilização estadual para ampliar o número de doações de sangue durante a Semana Nacional do Doador. A iniciativa ocorre em um momento delicado: o banco de sangue do Rio Grande do Norte opera com menos de 300 bolsas, volume suficiente para apenas dois dias de atendimento.

Responsável por suprir toda a demanda dos leitos públicos e complementar a rede privada, o Hemonorte busca sensibilizar a população para reforçar o abastecimento. “A gente fica tipo matando um leão por dia. Mas estamos bem esperançosos. Com certeza, a gente vai contar com a solidariedade de todos os doadores para aumentar esse estoque”, afirmou Ivana Vilar, diretora de Hemoterapia, em entrevista a imprensa local.

Para acolher os doadores, a instituição preparou uma agenda com café da manhã, momentos de lanche, cuidados pessoais, atividades culturais e parcerias com profissionais de saúde e estética. “É a maneira que a gente encontra de reconhecer a importância desse doador”, explicou Ivana.

A rede estadual de hemoterapia conta com unidades em Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Currais Novos, mas a sede em Natal segue como principal ponto de coleta.

Além de salvar até quatro vidas, a doação garante benefícios como dispensa do trabalho no dia da doação, meia-entrada em eventos e isenção em concursos, embora, segundo Ivana, “a doação tem que ser voluntária e altruísta, e não por ter algo em troca”.

Natal conta atualmente com dois pontos fixos de coleta:

Hemonorte – Sede (Tirol)
Av. Alexandrino de Alencar, próximo ao Parque das Dunas
Segunda a sábado, das 7h às 18h
Partage Norte Shopping – Posto de coleta
Zona Norte
Segunda a sexta, das 8h às 17h (com intervalo).

Além dos locais fixos, o Hemonorte mantém ações itinerantes e a Van Solidária, que busca grupos com sete ou mais voluntários. Um novo ônibus de coleta deve reforçar as ações externas nos próximos meses.

Quem pode doar
A diretora destaca que doar sangue é um procedimento simples, seguro e rápido, o tempo total, incluindo cadastro e lanche final, é de cerca de 90 minutos. Para doar, é necessário:

Estar em boas condições de saúde
Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização)
Pesar mais de 50 kg
Apresentar documento oficial com foto.

Estar bem alimentado
Ter dormido bem na noite anterior
Não ingerir álcool nas últimas 12h
Não apresentar sintomas gripais ou infecciosos.

Sobre dúvidas comuns, Ivana esclarece que não é necessário jejum. Quanto a tatuagens, a doação é permitida após seis meses (estúdios regularizados) ou um ano. Ela também reforça que “relacionamentos homoafetivos são considerados iguais aos héteros. Não existe diferença”, sendo o critério principal o comportamento sexual seguro.

Frequência permitida
Homens: até 4 doações por ano
Mulheres: até 3 doações por ano
Plaquetas: possível doar mensalmente
Agendamentos podem ser feitos pelo site hemonorte.com.br ou pelo telefone 3232-6733, embora também seja possível doar sem marcar horário.

FONTE: O Poti News 

0 comments:

Postar um comentário