A intervenção tem como objetivo reorganizar o trânsito, aumentar a segurança nas vias e melhorar a fluidez na região. Foto: Magnus Nascimento.
A partir das 5h da manhã deste sábado (2), a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) vai liberar o tráfego no binário formado pelas ruas Jaguarari e São José. A última etapa da obra, que envolve a pintura da sinalização horizontal, ainda está sendo finalizada, mas não impede o início da operação.Atrações em Natal
A intervenção tem como objetivo reorganizar o trânsito, aumentar a segurança nas vias e melhorar a fluidez na região, por onde circulam, em média, 25 mil veículos por dia. Com as alterações, o tempo médio de deslocamento dos motoristas deve cair para até 12 minutos.
Segundo a prefeitura, a requalificação da área, que redistribui os fluxos de veículos em sentidos opostos, contribui para diminuir cruzamentos perigosos, reduzir o número de acidentes e ainda mitigar a emissão de poluentes.
“Essa intervenção melhora a vida de milhares de natalenses, dando mais velocidade e segurança no fluxo dessas vias, o que torna nossa cidade mais conectada, moderna e voltada para as pessoas”, afirmou o prefeito Paulinho Freire.
Além das mudanças no trânsito, o projeto prevê melhorias na infraestrutura urbana, como a construção de calçadas acessíveis, rampas dentro das normas técnicas e ciclofaixas. Ao todo, a malha cicloviária da região será ampliada em 6,36 km.
Para a secretária da STTU, Jódia Melo, a mudança é um marco importante. “O binário é um passo essencial para a mobilidade de Natal. É uma solução eficiente, segura e sustentável, alinhada ao nosso Plano de Mobilidade”, disse.Atrações em Natal
Dados técnicos da obra
Binário da Rua Jaguarari
Malha atual implantada: 2,31 km
Malha após expansão: 3,97 km
Ganho com a expansão: +1,66 km
Binário da Rua São José + Rua Régulo Tinoco
Rua São José (atual): 2,20 km
Com a Régulo Tinoco: 3,37 km
Expansão futura na Rua São José: +4,70 km
Novo total previsto: 8,07 km
Ganho com a expansão: +4,70 km
Resumo do ganho total na malha cicloviária
Ganho na Jaguarari: +1,66 km
Ganho na São José (incluindo Régulo Tinoco e expansão): +4,70 km
Total de ampliação da malha: +6,36 km
Fluxo atual: média de 25 mil veículos por dia
Tempo médio estimado com nova operação: 12 minutos
FONTE: O Poti News
0 comments:
Postar um comentário